dúvida com modelo de closed loop

Ir em baixo

dúvida com modelo de closed loop Empty dúvida com modelo de closed loop

Mensagem por Leonardo Alcantara em Sab Maio 03, 2014 11:55 pm

Olá Galera,

Como o sistema closed loop foi criado e deixou o visual ultra clean e gostaria de pedir as opiniões dos amigos, pois eu sei que para ter um sistema closed loop é necessário furar o vidro para que a água recircule pela bomba e isso exige certa experiencia e ainda pode correr o risco de uma anemona, paguros, turbo snails e invertebrados serem sugados pela bomba então como estava vendo na internet, existe pessoas que usam o turbo de pvc para segurar as rochas e veio uma idéia, mas não sei se vai dar certo pois eu tbm já pensei em fazer o sistema closed loop furando o vidro ( sem saber que isso exige experiencia ) para usar a bomba de recalque só para movimentar o aquário todo para colocar esses animais que citei sem correr o risco de serem sugados, só que no final eu percebi que ao faltar luz o aquário todo vai esvaziar transbordando o sump isso seria uma grana no lixo, por isso estou criando esse tópico pois os lojistas daqui não tem experiencia em fazer isso, ai veio uma idéia na minha cabeça:

cor cinza -> os turbos de pvc
circulo roxo -> bomba de circulação
cor vermelha -> itens marcados que explicarei como isso funcionará.

foto:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

na 1ª imagem da foto mostra a parte frontal do aquário e a parte marcada de vermelho é retirada ficando somente o cano cinza que é o tubo de pvc por onde a bomba de recalque retorna para o aquário passando por dentro dos tubos que ficarão na posição vertical, no canto do aquário e escondidos sob o substrato, já na 2ª imagem mostra na vista superior do aquário ( de cima para baixo ) e se for mantida a parte marcada de vermelha na frontal do aquário como na 1ª imagem a bomba de recalque não será usada no cano cinza do lado direito da imagem para circular o aquário e sim será usada uma bomba de circulação que é o circulo roxo ela vai ficar fora do aquário na parte traseira, sugando a água através do turbo marcado de vermelho na frontal do aquário e jogando-a até chegar no fundo para ser jogado para a superfície, o que vcs acham dessa idéia?? pq estou cansado de ver bombas no display ou com algo que pareça movimentando a superfície como os buracos do joelho a mostra, pq eu vejo gente usando a bomba de recalque como circulação colocando um T no meio e os joelhos nos cantos do aquário. E o cano vertical será pintado de preto para ser camuflado. Agradeço já pela ajuda e opiniões do amigos mais experientes.
Leonardo Alcantara
Leonardo Alcantara

dúvida com modelo de closed loop Empty Re: dúvida com modelo de closed loop

Mensagem por William Cardia em Qui Maio 29, 2014 8:25 pm

bom, é usado o sistema closed loop apenas para circulação, é camuflado nas rochas como menciona, a bomba fica fora e deve colocar um registro tanto na saída como na entrada da bomba, para no caso de precisar dar manutenção, ela não vai para o sump, apenas para circulação, não faça no fundo com o substrato, os que conheço é feito tudo o vidro de fundo, quanto mais entrada e saída fizer melhor o funcionamento de revezamento, neste caso deve chegar algumas saídas e entradas, e revesar para que não fique uma circulação rudimentar.
o melhor esquema para o retorno do sump é o esquema de bota, é o que uso e não fiz closed loop porq ao meu ver basta usar uma boa bomba recomendo uma Wave Maker circulação muito boa e não puxa peixe, espero ter ajudado em alguma coisa.

William Cardia

Permissão deste fórum: